domingo, 13 de julho de 2014

Comunidades celebram 190 anos de presença Luterana

O tema da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, para 2014, ano em que celebramos 190 anos de presença luterana em nosso país, é “Vias em Comunhão – ViDas em Comunhão”.
Muitas famílias que emigraram da Europa ao Brasil, a partir de 1824, vindas, sobretudo, da região que hoje conhecemos como Alemanha, mas também da Suíça, da Holanda, de Luxemburgo, tinham muitas vias em comum.

Sua terra era uma Europa extremamente empobrecida. Sentiam os frutos amargos de revoluções e guerras. Vivia-se o fim do regime da servidão. Muitas pessoas foram expulsas da terra em que antes viviam. Ficaram, desta forma, sem possibilidade de trabalho, sem casa.
No horizonte surgiu a possibilidade de atravessar o oceano. Muitos colocaram esta perspectiva em seu horizonte. Destes, vários chegaram ao Brasil.
No continente sul-americano, naquela época, havia lutas pela independência. Países estabeleciam suas fronteiras. O império brasileiro necessitava de soldados. A economia se baseava na força de trabalho escravo. Necessitava-se com urgência de pessoas que trabalhassem a terra.
Pessoas e famílias deixaram sua pátria, romperam laços que mantinham, embarcaram em navios com condições precárias, cruzaram longos mares, percorreram enormes distâncias, chegando ao Brasil, no mês de maio de 1824 em Nova Friburgo, RJ, a 25 de julho do mesmo ano em São Leopoldo, RS.
As vias, os caminhos, que tinham em comum já eram vias, caminhos, em comunhão. As dificuldades comuns e os sonhos comuns uniam essas pessoas. E aqui, ao começarem a viver em comunidade, suas vias, seus caminhos, passaram a ter viDas em comunhão. A fé comum mantinha essas pessoas e famílias em união e as fortalecia na adaptação à nova vida. Tudo era novo: língua, clima, costumes, terra, plantas... Entre os bens mais preciosos que trouxeram como herança estava a sua fé, da qual somos herdeiros/as. Se hoje podemos estar em oração diante de Deus, se hoje o louvamos em agradecimento, devemos isso a nossos pais e nossas mães que nos ensinaram a glorificá-lo. Transmitiram-nos a Palavra de Deus, tirando-a de seus baús. Foram fiéis a Deus. Sabemos que a perseverança não deixou este povo na mão; não foram traídos em sua esperança, pois se sabiam nas mãos de Deus.
Parte da Liturgia proposta para os 190 anos de presença Luterana em terras brasileiras

Dia 05 de julho - Celebração na Comunidade de Esquina Santa Fé

Dia 12 de julho - Celebração na Comunidade de Cinco de Outubro
 
Dia 13 de julho - Celebração na Comunidade de Rio Azul

20 de julho - Comunidade Evang. Trindade de Pérola Independente





Nenhum comentário:

Postar um comentário