quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Igrejas Sustentáveis


Entre os dias 19 e 21 de agosto de 2014, em São Leopoldo/RS aconteceu o Encontro de Referentes do Programa de Sustentabilidade das Igrejas da América Latina e do Caribe articulado pela Federação Luterana Mundial e apoiado pelo Instituto Sustentabilidade que abordou, em forma de Seminário, o tema “Liderança e Gestão em Igrejas Sustentáveis”.

Nesse sentido, os conceitos de sustentabilidade e resiliência proporcionaram um olhar para os meios com que as lideranças e as Igrejas emergem das dificuldades para a ação missionária contando com o apoio de “redes” (metodologia que proporciona comunhão, motivação, auxílio, apoio e formação) e de lideranças sustentáveis. Foram visitadas duas comunidades que vivenciaram esse processo proporcionando uma experiência prática sobre a temática.

Constatou-se ainda que, aproximadamente 50% das Igrejas Luteranas da América Latina e do Caribe já estão utilizando a metodologia do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) para clarear sua missão, sua visão e os seus objetivos culminando com ações missionárias concretas e sustentáveis.

Outra metodologia que pode ser acessada são os cursos on-line através do Instituto Sustentabilidade que proporcionam a reflexão das temáticas desenvolvidas pelo Programa de Sustentabilidade - que surgiu em 2007, e que permite que as Igrejas possam se articular esse desenvolver dentro do conceito de Igrejas sustentáveis que agrega uma gestão administrativa, institucional, financeira e de recursos apropriada com a missão de cada Igreja em seu devido contexto.


 

 

Pa. Dione Carla Baldus

Referente da IECLB para o Programa

Sustentabilidade das Igrejas da América Latina e Caribe

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário